quarta-feira, 10 de setembro de 2008

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
IDALBERTO CHIAVENATO
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:


Capítulo 2 – Página 29
A METODOLOGIA DE GILBERTO


1º - Gilberto utiliza o método cartesiano proposto por René Descartes, cujos princípios são:
- Princípio da dúvida sistemática ou da evidência.
- Princípio da análise ou de decomposição.
- Princípio da síntese ou da composição.
- Princípio da enumeração ou da verificação.

2º - Gilberto se acostumou a utilizar esse método, portanto, há uma idéia de limitação e restrição no desenvolvimento de seu trabalho.

3º - O método de Descartes definiu rumos da Administração até a década de 1990, o que nos sugere o surgimento de outros métodos, melhorados e mais adequados.


Capítulo 2 – Página 31
A ANALISTA DE O&M


Relação com o método cartesiano:

1 – Princípio da dúvida sistemática ou da evidência: Anamaria duvida de tudo o que existe na empresa, ou seja, não aceita como verdadeira coisa alguma enquanto não confirmar que aquilo é realmente verdadeiro.

2 – Princípio da análise ou de decomposição: Anamaria analisa e decompões todos os processos para resolvê-los em portes, separadamente.

3 – Princípio da síntese ou da composição: Anamaria sintetiza e recompõe os processos de maneira nova e organizada.

4 – Princípio da enumeração ou da verificação: Anamaria verifica que nada tenha sido omitido nesse trabalho.

Capítulo 2 – Página 33
A INSPIRAÇÃO DE ARMANDO


Armando de Souza foi inovador, ele introduziu de forma renovada, na empresa em que dirige, uma hierarquia de autoridades, uma assessoria, uma coordenação e o princípio de unidade de comando. Adaptou essas idéias inspiradas na organização da igreja católica e dos Militares às necessidades da empresa.

Capítulo 2 – Página 36
A DEFESA DE ELIANA


Na situação de Eliana, faria uma revisão de todos os processos desenvolvidos na empresa, das condições de trabalho dos funcionários, da execução de tarefas e da estrutura hierárquica. Promoveria maior interação entre os funcionários, assim como, estimularia seu caráter polivalente. Todos os colaboradores deveriam objetivar um resultado de qualidade para a organização.

Capítulo 2 – Página 40
A ESTRATÉGIA DA REGÊNCIA DE SAPATOS


INTEGRAÇÃO VERTICAL
Prós:

• Redução dos custos por meio da criação de uma estrutura funcional que coordena fabricação, engenharia, vendar e finanças.
• Redução dos riscos de flutuação do mercado.

Contras:

• Possível redução das margens de lucro.
• Dificuldade de organização simultânea de todos os processos.

INTEGRAÇÃO HORIZONTAL
Prós:

• Integração em ampla escala.
• Ampliação do mercado.
• Crescimento elevado, perfil de grandes corporações.

Contras:

• Maior dificuldade no controle de filiais.
• Adaptação difícil a mercados distintos.


Capítulo 2 – Página 43
AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO MUNDO



1 – As empresas adquirem respeito no mercado por diversos fatores, como: responsabilidade social, práticas empreendedoras, ambiente de trabalho favorável, postura ética, espírito de equipe constante, cultura organizacional aberta e incentivadora e capacidade de transformar visão em realidade. Empresas que conseguem associar tais fatores são admiradas e almejadas no mercado de trabalho. Já aquelas que se baseiam somente no lucro e não valorizam as ações sociais, adquirem certa repulsa por parte da sociedade.

2 – As empresas mais admiradas normalmente são aquelas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho favorável. Além disso, por serem mais conceituadas, apresentam mais benefícios e salários mais altos.

3 – Não. As pequenas e médias empresas também podem ser admiradas, desde que se enquadrem em todos os requisitos que envolvem tal intitulação. Gestão adequada, responsabilidade social, práticas empreendedoras e a preocupação com os funcionários são exemplos de posturas que podem ser adotas por essas empresas, tornando-as admiráveis.

4 – Proporia projetos sociais que envolvessem os funcionários, assim como daria enfoque a toda área de responsabilidade social. Além disso, estimularia a integração dos funcionários e o desenvolvimento contínuo da idéia de equipe.

Postado por Ludimilla.

Nenhum comentário: